Neste sábado (5), durante a 17ª Cúpula do BRICS, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o primeiro-ministro da China, Li Qiang. Em publicação na plataforma X (antigo Twitter), Lula classificou a conversa como excelente e destacou o fortalecimento da parceria estratégica entre os dois países.
Segundo o presidente, foram discutidos projetos conjuntos em áreas como inteligência artificial, semicondutores, energia renovável, ciência e tecnologia. A cooperação em agricultura e pecuária também esteve na pauta, com destaque para o compromisso da China em avançar no reconhecimento do Brasil como país livre da gripe aviária e da febre aftosa sem vacinação.
Lula informou ainda que ambos reafirmaram a defesa do multilateralismo e da paz, além de discutirem os preparativos para a COP-30, que será realizada em Belém. Na ocasião, o presidente solicitou apoio chinês para o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, iniciativa brasileira de preservação ambiental.
Por fim, ele destacou a assinatura de novos acordos de cooperação nas áreas financeira e tecnológica e afirmou que Brasil e China seguem juntos em defesa do desenvolvimento sustentável e de um mundo mais justo e equilibrado.