Papa Francisco morre aos 88 anos

GpC0hohXMAABoG0 e1745223923917
GpC0hohXMAABoG0 e1745223923917

Às 9h45 desta segunda-feira, o Cardeal Kevin Farrell, Camerlengo da Câmara Apostólica, anunciou a morte do Papa Francisco na Casa Santa Marta. “Caros irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7:35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como um verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, elogiamos a alma do Papa Francisco ao amor infinito e misericordioso do Deus Um e Triúno”, declarou o cardeal Farrell.

O pontífice havia sido internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli na sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025, após dias de luta contra um ataque de bronquite. Na terça-feira, 18 de fevereiro, seus médicos diagnosticaram pneumonia bilateral, agravando seu estado clínico. Depois de 38 dias de internação, Francisco recebeu alta e retornou à Casa Santa Marta para prosseguir em recuperação, mas seu quadro continuou frágil.

Em 1957, ainda em seu país natal, Jorge Mario Bergoglio foi submetido a uma cirurgia para remover parte do pulmão afetado por uma infecção respiratória grave. Ao longo dos anos, o então arcebispo e, depois, Papa Francisco, viveu episódios frequentes de doenças respiratórias. Em novembro de 2023, ele chegou a cancelar uma visita programada aos Emirados Árabes Unidos devido a uma forte gripe que evoluiu para inflamação pulmonar.

Em abril de 2024, o Papa Francisco aprovou a segunda edição do Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, livro litúrgico que orienta os ritos funerários papais. A nova edição introduz elementos como a verificação da morte na capela e o imediato lacramento do corpo dentro do caixão, além de detalhar o tratamento dos restos mortais. Segundo o Arcebispo Diego Ravelli, Mestre das Cerimônias Apostólicas, “o rito renovado procura enfatizar ainda mais que o funeral do Romano Pontífice é o de um pastor e discípulo de Cristo e não de uma pessoa poderosa deste mundo”. Ravelli também lembrou que o Papa solicitou que as cerimônias fossem simples e centradas na fé da Igreja no Corpo Ressuscitado de Cristo.

O Vaticano ainda não anunciou data e horários da Missa de corpo presente nem as cerimônias que se seguirão, mas espera‑se que sigam o rito simplificado aprovado por Francisco. A Igreja Católica aguarda agora a conclusão dos preparativos para a despedida de um líder que, ao longo de seu pontificado, defendeu com vigor os valores do Evangelho e a dignidade dos marginalizados.

Mágson Alves

Mágson Alves

CEO THE ANEXO

| Fotógrafo | Videomaker

Assessor de comunicação

Deixe um comentário

Your email address will not be published.