Trump envia carta a Bolsonaro nesta quinta-feira (17)

Trump envia carta a Bolsonaro pedindo fim imediato do julgamento. Presidente dos EUA manifesta apoio ao ex-presidente, critica Justiça brasileira e aponta censura, intensificando tensão entre Brasil e Estados Unidos.
lula5925 2
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Trump envia carta a Bolsonaro exigindo o fim imediato do julgamento contra o ex-presidente brasileiro. A correspondência, divulgada por Jair Bolsonaro em suas redes sociais nesta quinta-feira (17), reforçou o apoio explícito do presidente dos Estados Unidos e elevou o tom do debate público sobre o processo judicial.

No documento, endereçado ao “Honorável Jair Messias Bolsonaro, 38º Presidente da República Federativa do Brasil, Brasília”, Trump afirma ter acompanhado o tratamento recebido por Bolsonaro “pelas mãos de um sistema injusto voltado contra você”. O líder americano pediu que “esse julgamento deve acabar imediatamente!” e elogiou o ex-presidente, chamando-o de “um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país”.

Trump envia carta a Bolsonaro e fala em liberdade de expressão

Na carta, Trump também expressa preocupação com o que define como “ataques à liberdade de expressão” vindos tanto do governo brasileiro quanto do governo dos Estados Unidos. Ele afirma: “Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, provenientes do governo atual”. Segundo Trump, a desaprovação às medidas do governo brasileiro é manifestada publicamente e também através da “nossa política tarifária”.

Ainda na correspondência, Trump pede que o Brasil “pare de atacar os opositores políticos” e encerre o que classifica como “regime ridículo de censura”, indicando que acompanhará de perto os desdobramentos. O tom do texto deixa claro que a carta tem caráter pessoal e político de apoio a Bolsonaro, sem tratar-se de comunicação diplomática formal entre governos.

Trump envia carta a Bolsonaro num momento em que aumentam as tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, marcadas pelo anúncio recente de novas tarifas americanas sobre produtos brasileiros e pela abertura de investigação sobre supostas práticas comerciais desleais. O conteúdo da carta gerou reação imediata nas redes sociais e intensificou o debate sobre liberdade de expressão e a situação judicial do ex-presidente.

Até o momento, não houve resposta oficial do governo brasileiro ao documento. Com a carta, Trump coloca o tema julgamento de Bolsonaro e liberdade de expressão em mais destaque no cenário internacional.

Trump envia carta a Bolsonaro
Mágson Alves

Mágson Alves

CEO THE ANEXO

| Fotógrafo | Videomaker

Assessor de comunicação

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Não perca