Milhares de iranianos tentam deixar Teerã nesta segunda-feira, 16, após uma declaração de Donald Trump gerar alarme internacional. Em publicação na plataforma Truth Social, o presidente dos Estados Unidos convocou a evacuação imediata da capital iraniana em meio ao agravamento do conflito entre Israel e Irã, iniciado na última sexta-feira.
“Todos deveriam evacuar Teerã imediatamente!”, escreveu Trump em tom de urgência. A mensagem, publicada à noite, incluía críticas ao regime iraniano por não ter assinado o acordo nuclear proposto durante seu governo. “O Irã deveria ter assinado o acordo que eu disse para assinarem. Que vergonha e desperdício de vidas humanas”, afirmou. E concluiu: “O IRÃ NÃO PODE TER UMA ARMA NUCLEAR. Eu já disse isso várias vezes!”.
Nas redes sociais, vídeos mostram longas filas de carros deixando a cidade, rodovias congestionadas e terminais lotados. Embora autoridades locais ainda não tenham se manifestado oficialmente, a movimentação reforça o clima de tensão generalizada provocado pela ofensiva militar em curso na região.
O apelo de Trump, embora sem caráter oficial, acendeu temores reais de uma ofensiva de larga escala contra a capital iraniana. Com a escalada entre Teerã e Tel Aviv em seu ponto mais crítico, o Oriente Médio vive um momento de incerteza máxima — e, para milhares de civis, a única resposta parece ser a fuga.
